Vereadora Dra. Luciana presidiu a sessão legislativa desta quarta-feira

#Sessões POR R. TELES 24 DE ABRIL DE 2024

A 15ª Sessão Ordinária Plenária da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA) foi presidida nesta quarta-feira, 24 de abril, pela vereadora Dra. Luciana Rolim (PSB). Na ausência dos vereadores membros da Mesa Diretora - Alan Salviano (MDB) - Presidente, Michael Martins (PSB) - Vice-Presidente, Pedro Bitu (PSB) - 1º Secretário e Kleiton do Bar (MDB) - 2º Secretário - a escolha da vereadora segue o Regimento Interno da Casa, tendo sido a parlamentar mais votada entre os vereadores para presidir a sessão. No comando dos trabalhos, Dra. Luciana formou a direção da mesa com o vereador Luiz do Conselho na vice-presidência, a vereadora Menésia Simião na primeira secretaria e o vereador Marcelo Fledson na segunda secretaria. Além dos componentes da mesa, estiveram presentes na reunião os vereadores Otoniel Júnior (PSD), Robério Vieira (PSD), Maiko do Chapéu (MDB), Ciete do Sindicato (PT) e Valdilene Bitu (PSD). Após os debates, os vereadores presentes votaram pela aprovação, em segunda discussão, das seguintes matérias:

Projeto de Lei 024, de autoria do Poder Executivo, que denomina o Distrito Industrial da cidade como "Antônio Marco da Costa". Antônio Marco da Costa, um serralheiro que faleceu em 19 de janeiro em um acidente de trabalho no CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre, tinha planos de investir e expandir o serviço de serralheria, além de ser um defensor da instalação do distrito industrial. O Distrito Industrial será instalado no sítio Araças.

Projeto de Lei nº 025/24, que concede subvenção social às escolas de samba ativas do município - ESURD - Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, MIS - Mocidade Independente do Sanharol e Escola Império do Samba (Império Cadenciando). A subvenção no valor de R$ 45 mil anuais será dividida entre as três escolas, sendo cada uma delas beneficiada mensalmente com R$ 1.250,00, totalizando R$ 15 mil por ano para cada agremiação carnavalesca.

Projeto de Lei nº 026/24, que concede subvenção social à Federação das Associações do Município de Várzea Alegre-CE - FAMUVA. O valor destinado à manutenção e expansão dos sistemas de abastecimento de água no município é de R$ 80 mil anuais e não possui caráter vitalício. Após ampla discussão, a matéria foi aprovada.

Novas pautas

Na reunião de hoje, entraram na pauta para primeira discussão e votação as seguintes matérias:

Projeto de Lei de nº 029/24, de autoria do Poder Executivo Municipal, que denomina de Antônio Batista Vieira "Padre Vieira", o Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Várzea Alegre. A proposta foi aprovada em primeira discussão e votação.

Projeto de Lei de nº 008/24, de autoria do vereador Marcelo Fledson, que institui o Dia do Vaqueiro neste município. A data será comemorada no dia 25 de agosto. A proposta foi aprovada em primeira discussão e votação.

E foi feita a leitura do Projeto de Indicação de nº 002/24, indicando ao Prefeito Municipal a criação do PDDE Municipal - Suporte Financeiro Para as Escolas Municipais varzealegrenses.

Fotos: Fábio Oliveira