Homenagem na CMVA destaca exemplos de superação de autistas locais

#Sessões POR R. TELES 03 DE ABRIL DE 2024

A Câmara de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA), em referência ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na sessão desta quarta-feira, 3, prestou homenagem aos autistas varzealegrenses, representados por Ricardo da Costa Bandeira, de 22 anos; Ana Rosa Mendonça de Aquino, de 19 anos; e Ravi Taylor Alcântara Costa, de 18 anos.

A homenagem ocorreu durante o pequeno expediente, durante o discurso do presidente do Legislativo, Alan Salviano (MDB), que convidou os demais vereadores para registrarem o momento com os homenageados.

Ricardo é palestrante e defensor da causa dos autistas, levando seu exemplo de superação e transformando preconceitos em aceitação da causa autista. Ele concluiu o ensino médio na Escola José Correia Lima em 2022. Ele gosta de ser chamado de embaixador dos autistas de Várzea Alegre e destaca a seguinte frase em suas palestras: "Não temos que superar nossas próprias deficiências. Temos que superar a deficiência que os outros impõem a nós".

Ana Rosa concluiu o ensino médio na Escola José Correia Lima em 2022. Possui várias habilidades artísticas, como balé, violão, teatro e canto coral. Ela adora cantar. Ana Rosa é membro atuante da (PASCOM) Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Raimundo Nonato.

Ravi Taylor é um exemplo de superação, quebrando os limites que a sociedade impõe aos autistas, atualmente cursando Serviço Social (1° Semestre) no IFCE Iguatu - Campus Cajazeiras. Ela também ministra palestras sobre autismo. Ela cursou o ensino médio na Escola Profissionalizante Dr. José Iran Costa, concluindo na Escola Maria Afonsina Diniz Macêdo, em 2023.

Na homenagem na Câmara Municipal, Ricardo, Ana Rosa e Ravi foram acompanhados pela professora e missionária Marlúcia Mendonça da Silva, que é tia biológica de Ana Rosa. Ela trabalhou inicialmente com poessoas com dieficiência auditiva e mental, inclusive na APAE, e recentemente vem acompanhando pessoas com autismo. Ela disse que antes, falava por eles e atualmente, eles têm poder de voz, numa afirmação da evolução do trabalho e dos próprios autistas em mostrar suas capacidades para a sociedade.

Fotos: Fábio Olveira