Foto:
Na 9ª reunião ordinária do segundo período legislativo de 2025, vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Várzea Alegre utilizaram o Pequeno Expediente para destacar pautas de relevância social e comunitária, com foco em prevenção de desastres, bem-estar estudantil, abastecimento de água, infraestrutura, agricultura familiar e fiscalização de contratos públicos.
O vereador Joaquim Gabriel (PP) defendeu a urgência de medidas preventivas para conter alagamentos recorrentes nos bairros Varjota, Alto do Tenente, Juremal, 4 Bocas, Riachinho, Patos e Rosinha. Ele destacou a aprovação de requerimento solicitando a limpeza e manutenção de canais e áreas de escoamento antes do período invernoso, alertando sobre os riscos à vida e ao patrimônio das famílias afetadas.
A presidenta da Casa, vereadora Menésia Simião (PT), celebrou o trabalho da Câmara Mirim e destacou a abertura das inscrições do programa Garantia Safra, que neste ano passa a contemplar perdas a partir de 40% na produção. Ela também alertou sobre os riscos ambientais das queimadas e apresentou balanço do projeto de silagem, que beneficiou 82 produtores com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico.
Marcelo Fledson (PSB) relatou um episódio de crise de ansiedade coletiva entre alunos da Escola Pedro Leandro, da Vila São Caetano - distrito de Naraniú e defendeu a implementação de equipes multiprofissionais com psicólogos nas escolas do município. Ele também cobrou a ampliação do atendimento aos agricultores e celebrou o avanço em negociações sobre direitos dos servidores que cuidam de dependentes com deficiência.
Valdilene Bitu (PSD) utilizou a tribuna para convidar a população a prestigiar eventos sociais e esportivos no distrito de Ibicatu e parabenizou atletas paralímpicos, Joédson Vieira e Gilvan Ferreira que vem se destacando em competições no Ceará.
Frutuoso de Oliveira (MDB) reiterou solicitações de recuperação de asfalto, manutenção de quebra-molas e iluminação pública, além de reforçar a necessidade de melhorar o acesso das mulheres em comunidades distantes aos serviços de saúde.
Carlim Clementino (MDB) apresentou ofício à CAGECE cobrando solução para vazamento de água no bairro Rosinha, além de diversos requerimentos para instalação de luminárias e manutenção de calçamentos em bairros como Serrinha e Riachinho.
Otoniel Júnior (PSD) destacou as atividades comemorativas no interior, como o apoio à equipe Aliança e visitas técnicas a equipamentos públicos no município de Tauá, apontando boas práticas que podem inspirar a gestão local, como o uso de grama sintética e tecnologias sustentáveis de abastecimento.
Luiz do Conselho (PSB) cobrou a conclusão das obras de abastecimento de água na Vila Mororó e reiterou a importância do mandato legislativo como instrumento de serviço à população, ressaltando a dura realidade do cotidiano parlamentar.
Michael Martins (PSB) voltou a denunciar supostos desvios na contratação de pessoal através da Fundação Funcep, levantando preocupações sobre uso de bolsas de "capacitação" como mão de obra terceirizada, possivelmente em prejuízo aos aprovados no concurso público municipal. O vereador informou que reforçará a representação junto ao Ministério Público.
Ciete do Sindicato (PT) reforçou a campanha Outubro Rosa e divulgou os números de mamografias realizadas no município através do caminhão "Amigos do Peito". A parlamentar também esclareceu sobre as dificuldades técnicas para conclusão do abastecimento da Vila Mororó, mas garantiu que a gestão está buscando alternativa viável.
A sessão foi marcada pelo compromisso dos parlamentares com causas populares, reafirmando a função fiscalizadora e propositiva do Legislativo Municipal.
Fotos: Fábio Oliveira
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?