Câmara Mirim de Várzea Alegre homenageia os 80 anos da ONU e sela mensagens em cápsula do tempo

Por R. Teles 27/10/2025 #Notícia
img

Foto:

A Câmara de Vereadores Mirim de Várzea Alegre realizou, no último sábado (25), uma sessão especial em homenagem aos 80 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), celebrados mundialmente no dia 24 de outubro. A solenidade foi marcada por reflexões sobre o papel da ONU na promoção da paz, da sustentabilidade e do desenvolvimento global.

O evento, presidido pelo vereador mirim Miguel Arthur, integra as atividades da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Várzea Alegre, que desenvolve o projeto "Câmara Mirim" em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa visa despertar o interesse dos jovens pela política, pelo civismo e pela participação cidadã.

Durante a sessão, os vereadores mirins não apresentaram requerimentos ou ofícios, dedicando o momento exclusivamente à homenagem à ONU. Os jovens parlamentares realizaram uma apresentação temática, na qual 13 países membros da ONU, representando todos os continentes, foram escolhidos para ilustrar diferentes aspectos da organização e dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - as metas globais que visam erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos até 2030.

Cada vereador mirim discursou sobre um país e seu papel dentro da ONU. O representante do Brasil, por exemplo, abordou o tema da sustentabilidade. A abertura da sessão trouxe dados históricos sobre a fundação da ONU, sua estrutura e a importância dos ODS como diretrizes para o futuro das nações.

A sessão contou ainda com a presença dos vereadores mirins da cidade de Jucás, que prestigiaram a homenagem, além de pais, professores e convidados. O presidente da Câmara Municipal de Jucás, Éude Lucas, também compareceu, juntamente com o deputado estadual Manoel Missias Bezerra (Missias do MST/PT), que participou de passagem pelo município e elogiou a iniciativa educativa.

Um dos momentos mais simbólicos do evento foi a criação de uma cápsula do tempo pelos vereadores mirins. O artefato foi depositado no jardim da Câmara, contendo mensagens e desejos dos jovens para o futuro do mundo e para suas próprias vidas. Ficou registrado que a cápsula será aberta em 25 de outubro de 2040, simbolizando o compromisso da nova geração com um futuro melhor.

Segundo a coordenação da Escola do Legislativo, as sessões da Câmara Mirim acontecem mensalmente, restando ainda as reuniões de novembro e dezembro para o encerramento do atual mandato. Paralelamente, a equipe da Escola e da Mesa Diretora já iniciou as visitas às escolas municipais, divulgando o projeto e realizando pré-inscrições para a próxima legislatura dos vereadores mirins.

A sessão especial comprova o compromisso da Câmara Mirim de Várzea Alegre com a formação cidadã, a educação política e o engajamento social da juventude, alinhando-se aos valores universais defendidos pela ONU.

Fotos: Fábio Oliveira

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON