Foto:
Durante o Grande Expediente da 16ª sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, 19 de novembro, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para discutir temas ligados à saúde pública, atendimento aos servidores, políticas de segurança no trânsito, demandas de abastecimento de água na zona rural e questões administrativas envolvendo órgãos municipais.
Vereador Michael Martins (PSB) aborda saúde pública, valorização do servidor e demandas do campo
Iniciando o Grande Expediente, o vereador Michael Martins (PSB) fez uso da palavra, refletindo sobre a importância da unidade da população na defesa das políticas públicas e criticando práticas que, segundo ele, prejudicam o bem-estar coletivo.
O parlamentar apresentou mensagens enviadas por servidores municipais relatando dificuldades no ambiente de trabalho, incluindo problemas relativos à saúde mental e à falta de valorização profissional. Ele destacou que a gestão pública deve priorizar condições adequadas para o desempenho das funções, evitando sobrecarga e desmotivação.
Atendimento na saúde e denúncias envolvendo programa federal
O vereador relatou ter recebido reclamações graves envolvendo profissionais vinculados ao programa Mais Médicos, apontando que, embora o vínculo contratual seja federal, a Secretaria Municipal de Saúde deve agir prontamente diante de irregularidades no atendimento à população.
Michael também relatou atrasos no atendimento de pacientes com PSA alterado, alguns há mais de seis meses sem acesso a consulta com urologista, além de dificuldades na marcação de dermatologista para casos suspeitos de câncer de pele. Ele classificou como contraditória a realização de campanhas do "Novembro Azul" sem que o Município assegure o atendimento preventivo e especializado aos usuários da rede.
Garantia-Safra: informações aos agricultores
O parlamentar informou que o programa Garantia-Safra 2025/2026 está com inscrições abertas até 21 de novembro, ressaltando que o processo passou por ampla desburocratização. Agora, basta ao agricultor ter CAF ativo e atualizado e senha do Gov.br. As inscrições podem ser feitas diretamente no sindicato SAFER, facilitando o acesso das famílias rurais ao benefício.
Embora a programação municipal para o Garantia-Safra tenha sido encerrada, Michael destacou que o agricultor pode se inscrever via sistema federal, sem depender da seleção realizada pela gestão local.
Situação do trânsito e exoneração do chefe do Demutran
O vereador recordou fala anterior do vereador Dedé da Topik (PSD), que havia informado não saber o motivo da saída do então chefe do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Marcondes Nunes. Michael classificou como desrespeitoso que um vereador da base governista não tenha sido comunicado oficialmente sobre o fato.
Ao tratar do tema, Michael afirmou que, segundo informações que recebeu, a exoneração não teria ocorrido por pedido de demissão, mas por entendimento do prefeito de que o gestor do Demutran não se enquadrava mais nas funções. Ele também afirmou ter sido informado de que o ex-chefe do setor recebia solicitações incompatíveis com as atribuições do órgão e que, por não acatar tais interferências, acabou sendo retirado do cargo.
O vereador concluiu ressaltando que sua função é fiscalizar qualquer gestor que ocupe a chefia do órgão, independentemente de nomeações realizadas pelo Executivo.
Vereador Dedé da Topik (PSD) esclarece informações e trata de demanda hídrica
Em aparte, o vereador Dedé da Topik informou que sua primeira notícia era de que o ex-diretor do Demutran teria pedido demissão e que lamentou sua saída, considerando que o profissional realizava um bom trabalho.
Sobre o abastecimento de água no sítio Varzinha, Dedé disse que procurou o prefeito, que teria se comprometido a resolver o problema. Ele declarou esperar uma solução breve para a necessidade enfrentada pelas famílias rurais.
Michael Martins reforça necessidade de solução e expansão da rede
Retomando a palavra, Michael afirmou que, até o momento, o abastecimento emergencial não havia sido garantido para todas as famílias da comunidade, e avaliou que a resolução definitiva exige a expansão da rede de água da Cagece para atender a localidade.
Foto: Fábio Oliveira
Há 2 dias
Há 4 dias
Há 6 dias
Há 6 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?