Menésia Simião Leonardo nasceu em 19 de dezembro de 1977, filha dos agricultores José Leonardo Neto e Maria Aparecida Simião. Criada pelos avós maternos, cresceu na comunidade rural de Caiçara, em Várzea Alegre, onde reside até hoje.
Seu primeiro contato com a política aconteceu na juventude, por meio do Grêmio Estudantil da escola Figueiredo Correia. Em 1999, iniciou sua atuação na educação como professora de jovens e adultos no programa Alfabetização Solidária, participando também de projetos como Todas as Letras e o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ingressou na diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em 2000 e, em 2013, tornou-se a primeira mulher a presidir a instituição. Também foi a primeira presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 2019, assumiu a Secretaria de Agricultura, deixando o cargo em 2020 para concorrer às eleições municipais. Foi eleita vereadora, reeleita em 2024, e em 2025 tornou-se a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo de Várzea Alegre.
Casada e mãe de dois filhos, Menésia é formada em Letras, com especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas e pós-graduação em Gestão Escolar. Atualmente, cursa Serviço Social pela UniCesumar.